O selo de certificação ‘Vale do Côa’ é uma iniciativa que pretende evidenciar as linhas de trabalho dos seus aderentes, nomeadamente as que são indutoras de qualificar o território e de reforçar a sua boa imagem.
Depois de ver reconhecido o registo de marca nacional ‘Vale do Côa’, a Territórios do Côa – Associação de Desenvolvimento Regional decidiu apostar no registo de marca de certificação junto do Instituto Nacional de Propriedade Industrial, vindo assim a consolidar a estratégia do selo de identidade, que visa distinguir e dignificar os produtos endógenos, as unidades de alojamento, a restauração e as atividades de animação turística. Segundo a associação. «o projeto visa o desenvolvimento de uma estrutura de apoio à governança do destino turístico Vale do Côa, nomeadamente a constituição de uma Rede de Promotores do Turismo e de Valorização do Património no Vale do Côa, o que permitirá um novo estádio de progresso das atividades culturais e turísticas, com o objetivo de dinamizar, sustentar e reforçar a imagem do destino Vale do Côa e, simultaneamente, desenvolver os atributos e valores da marca, capazes de atrair e fixar populações, empresas e mercados, nomeadamente turísticos». «A sua amplitude a uma escala de comunicação alargada e a sua dinâmica transversal ao território serão vitais em termos de promoção, comunicação e animação da região do Vale do Côa, bem como das suas estruturas empresariais, culturais e sociais», reforça a associação.
O selo de certificação ‘Vale do Côa’ é assim uma iniciativa que pretende evidenciar as linhas de trabalho dos seus aderentes, nomeadamente as que são indutoras de qualificar o território e de reforçar a sua boa imagem. «O cumprimento das regras para a garantia de uma oferta de qualidade é fundamental para toda a região do Vale do Côa, daí a necessidade de se adaptar o selo, consoante as linhas de trabalho praticadas pelos seus dinamizadores. Para o efeito, foi criado o regulamento que corporiza toda essa estratégia, e que está disponível no portal www.valedocoa.pt.». Segundo a associação, «até ao momento foi já possível certificar um produto de origem – Queijo Encostas do Castelo, bem como apoiar alguns produtores na estratégia de comunicação dos seus produtos. Em fase de certificação encontra-se ainda uma marca de Mel Biológico, que brevemente estará disponível no mercado e que pretende singrar com a sua linha gourmet». A Territórios do Côa – Associação de Desenvolvimento Regional abrange os dez concelhos da região de influência do Vale do Côa – Almeida, Figueira de Castelo Rodrigo, Freixo de Espada à Cinta, Mêda, Mogadouro, Pinhel, Sabugal, Torre de Moncorvo, Trancoso e Vila Nova de Foz Côa.
Fonte: Guarda.pt
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