O diretor artístico do Festival de Cinema Cine Côa considerou hoje “lamentável” que os dois eventos cinematográficos na região do Douro decorrem até ao próximo fim de semana.
João Trabulo referia-se às datas em que decorrem os festivais de cinema Cine Côa (Vila Nova de Foz Côa) e o Douro Film Harvest (DFH).
O DFH arranca na quarta-feira, o Cine Côa na quinta-feira e os dois festivais de cinema terminam no domingo.
“São dois festivais que decorrem no mesmo fim de semana. Eles deslocaram a data do festival para cima da nossa, coisa que o ano passado não aconteceu, e nós mantivemos a data fixa, ou seja, para o último fim de semana de setembro “, disse à Lusa João Trabulo.
O organizador disse ainda ser um “pouco lamentável” a alteração de datas já que o DFH acontecia no início de setembro.
“Nós agendamos a nossa iniciativa para final de setembro, para que as pessoas pudessem visitar os dois festivais e circular livremente, e assim há uma escolha que poderá ser difícil para algumas pessoas, o que para fins turísticos e estratégicos não me parece interessante”, acrescentou o responsável.
O Festival Internacional de Cinema de Vila Nova de Foz Côa contará com as presenças do realizador francês Benoît Jacqout e do argentino Lisandro Alonso, a quem serão dedicados dois ciclos.
“A segunda edição do festival abrirá com "Adeus, minha rainha", de Benoît Jacquot, que abriu este ano o Festival de Cinema de Berlim” disse João Trabulo.
O realizador argentino Lisandro Alonso, cujo cinema permanece inédito no circuito comercial português, estará em Portugal com três filmes: "La libertad" (2001), "Los muertos" (2004) e "Liverpool" (2008).
O DFH assumiu-se em 2009 como o primeiro evento de cinema descentralizado do mundo.
O evento é organizado e produzido pela Expanding World, em parceria com a Entidade Regional Turismo do Douro.
António Martinho, presidente da Turismo do Douro, afirmou que a organização do DFH “não sabia que o Cine Côa” se ia realizar precisamente nesta data e explicou que o reajustamento para esta altura teve como objetivo desligar o festival do Douro dos de Veneza e San Sebastián (Espanha).
“Não foi intencional”, frisou.
Fonte: RBA
0 comentários:
Enviar um comentário