segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Reportagem - Eduardo Lourenço debruçou-se sobre “A Europa e a Questão do Imaginário”





Numa iniciativa da “SOMA – Associação Cultural de Vila Nova de Foz Côa”, com o apoio da Câmara Municipal / Fozcoactiva, EM, Junta de Freguesia e Agrupamento de Escolas, o consagrado pensador português – Professor Eduardo Loirenço veio falar, no Centro Cultural de Vila Nova de Foz Côa, na tarde de 23 de Novembro findo, sobre um tema palpitante “A Europa e a Questão do Imaginário”.
O auditório encheu-se literalmente com um público muito atento e manifestamente interessado. A sessão foi presidida por Manuel Daniel, advogado local, que chamou para a mesa, além do ilustre conferencista, os Srs. Presidente da Câmara Municipal, Engº Gustavo Duarte; Professores Drs. Oliveira Cruz e Jorge Maximino, do Instituto PIAGET, Drs. Jorge Jerónimo, que apresentou o Prof. Eduardo Lourenço; António José de Almeida (do Centro de Estudos Ibéricos, da Guarda), que introduziu o tema da conferência, e Rui Pinto, que moderou o debate, todos eles tendo feito oportunas intervenções.

Ao longo da sua conferência, verdadeiramente notável, o orador, sem apoio de qualquer nota ou apontamento, levou a assistência a viajar através do tempo e do espaço, dando conta dos esforços que a Europa tem feito para se afirmar como unidade, dos altos e baixos que a têm configurado, das lutas pela hegemonia interna e pela persistência com que tem procurado unir e atenuar as suas próprias diferenças. Sublinhando, a certa altura, que a Europa sente falta de actores que protagonizem os seus objectivos e a melhor estratégia, afirmou-se contudo optimista quanto ao resultado final, manifestando-se muito esperançado no seu futuro.

Para o debate surgiram perguntas pertinentes, da assistência e da mesa, a que o orador foi respondendo no seu estilo coloquial e proficiente. O tempo voava sem que se desse por isso, bastando dizer que a sessão só veio a terminar três horas e meia depois do se ter iniciado.

Como estreia de um Ciclo de Conferências que a “SOMA” pretende levar a efeito na região do Côa, só se pode dizer que ela foi verdadeiramente auspiciosa.

O Prof. Doutor Eduardo Lourenço antes da sua conferência, teve oportunidade de visitar o “Museu do Côa” que o deixou agradavelmente impressionado, pelo seu conteúdo, pelo modo como a visita decorreu, e pela sua arquitectura, não se tendo poupado nas referências que lhe mereceu.

Fonte: Noticias de Vila Real

0 comentários:

Enviar um comentário